Nossa História
Coxinhas Douradas
A história começa no interior de São Paulo, em um distrito de Araraquara, fundada em 1924 e batizada com o nome de um engenheiro da extinta Ferrovia Paulista, Bueno de Andrada, responsável pela construção da linha férrea que corta o distrito até hoje.
É lá que surge uma figura muito importante. Júlio Freitas, patriarca da família Freitas, vindo de Portugal e um dos primeiros moradores de Bueno de Andrada. Na época, com o sonho de prosperar, investiu na abertura de um armazém de secos e molhados, comercializando tudo que os moradores precisavam no dia a dia. Quem frequentava a venda eram, em sua maioria, colonos das fazendas dos arredores e viajantes que eventualmente passavam pela vila.
A família foi crescendo e seu filho, Abel de Freitas, assumiu o armazém. O legado da família continuou e passou para a próxima geração, a qual pertence mais uma pessoa muito especial.
Paulo Freitas assume o armazém da família no final da década de 70 e, em meio ao acaso, conhece a mulher da sua vida, Sônia. Ela é aquela que o completaria e juntos começaram a abrilhantar essa história.
Em homenagem à crônica e ao encanto em que ela causou em tantas pessoas, os salgados ganharam o nome de Coxinhas Douradas. Hoje, além da Tradicional Coxinha de Frango, existem muitos outros sabores. Cada um tem o seu formato para diferenciá-los, mas todos são igualmente chamados de Coxinhas, tanto por passarem pelo mesmo processo de produção e fabricação, quanto por possuírem o mesmo carinho e amor no preparo.
Para manter a tradição dos produtos, foi decidido que todos os salgados distribuídos nas franquias da loja seriam produzidos na fábrica, em Bueno de Andrada, garantindo assim o padrão de qualidade e preservando a história familiar de sua origem.
Assim como a fama do salgado, o bar foi crescendo e o pequeno distrito ficou movimentado, sendo necessário ampliar o espaço, investir em uma cozinha industrial, passando pela criação de uma fábrica com mais de 700m².
Além de fazer alimento de paixão nacional, a empresa gera renda para mais de 100 famílias na cidade de Bueno de Andrada e Araraquara.
Hoje, são milhares de coxinhas produzidas diariamente, tendo a certeza de cada pessoa que saboreia faz parte de nossa história.
Somos as Coxinhas Douradas, uma empresa que sempre faz os clientes se sentirem bem-vindos ou leva um pouco dessa história dourada até suas casas.
Experimente e se apaixone nossos sabores recheados de história.
O casal nomeia o armazém de “Bar e Mercearia Freitas” e mantém a tradição no segmento. Porém, após a pavimentação das ruas da cidade e a criação da estrada que liga Bueno de Andrada à cidade de Araraquara, o movimento diminui. Assim, eles veem a necessidade de algo que surpreendesse e encantasse quem passasse pelo distrito, a ponto de fazer uma parada obrigatória.
É então que Sônia Freitas idealiza as coxinhas de frango, mas não como tantas outras. Uma diferente. Preparada com recheio abundante e temperos especiais. Crocante por fora, mas com massa macia por dentro. A mais atraente aos olhos e saborosa ao paladar. Tudo produzido à mão e com carinho para agradar.
E realmente agrada, pois quem experimenta o salgado aprova logo na primeira mordida e volta sempre. Se já experimentou, tenho certeza de que você sabe muito bem do que estamos falando.
Enquanto a coxinha vai conquistando o até então restrito público, aparece outro personagem (ou seria locutor?) ímpar para experimentar e encantar-se pela iguaria. Este era Ignácio de Loyola Brandão, escritor renomado e colunista de um grande jornal, que após almoçar coxinhas em um final de semana, volta para a capital e escreve uma crônica em 23 de março de 2001, intitulada “As Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada”.
O título atraente convida a ler sua descrição detalhada do sabor e dos momentos que viveu na cidade, espalhando rapidamente essa experiência e faz com que visitantes do país inteiro viajem quilômetros de distância, apenas para experimentar essa delícia. Além disso, outros veículos de comunicação se interessam pela famosa coxinha e passam a querer saber mais sobre ela, chegando até mesmo em rede nacional.
Depoimentos
Por que Nossos Clientes Nos Amam
Sem dúvidas as melhores coxinhas, além de terem um sabor único, são feitas com os melhores produtos e um deles você só encontra nas Douradas que é o amor!!.
Fui para Ribeirão Preto e conheci a unidade de lá. Simplesmente AMEI! Foi a melhor coxinha que já comi na minha vida. Ficarei extremamente feliz se abrirem filial no ABC.
Essas coxinhas deveriam ser patrimônio nacional de tão deliciosas!.
Melhor coxinha da vidaaa! O ambiente é maravilhoso e o atendimento então, nem se fala! Saio de Cubatão pra comer as coxinhas douradas.